Marinha Mercante abre processo seletivo para Curso de Formação de Aquaviários

A Marinha Mercante, através da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, abriu um processo seletivo para o Curso de Formação de Aquaviários do Ensino Profissional Marítimo.  São 60 vagas para quatro turmas diferentes em 2021. São 60 vagas em quatro turmas no Curso de Formação de Aquaviários.

De acordo com o edital, os selecionados atuarão na Marinha Mercante, no grupo de Fluviários. Eles serão admitidos na categoria de Marinheiro Auxiliar Fluvial de Convés e Máquinas.

O Curso de Formação de Aquaviários vai ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Ele terá duração de seis dias úteis. O curso terá aulas práticas e teóricas que serão realizadas no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO), em Manaus, no Amazonas.

As aulas não terão custos para os participantes. O material necessário será fornecido por meio de empréstimo. Os alunos terão direito a merenda escolar. O que não será oferecido é o alojamento.

Depois da aprovação no curso, o aluno vai receber sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), além do certificado de conclusão do curso.

Quais são os requisitos para se inscrever no curso da Marinha Mercante?

Além de outros requisitos estabelecidos no edital, para concorrência de uma vaga no curso de formação de aquaviários será necessário para o candidato:

  • Ser brasileiro ou naturalizado brasileiro. Ambos os sexos podem concorrer;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Estar em dia com obrigações civis;
  • Estar em dia com as obrigações militares, no caso de concorrente do sexo masculino;
  • Ter escolaridade inferior até o 6º ano do ensino fundamental.

Como se inscrever no curso da Marinha Mercante?

A inscrição deverá ser realizada até o dia 29 de setembro de 2021.  Há uma taxa de R$8,00 para inscrição. Ela deverá ser realizada presencialmente no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental. O endereço é Rua Marquês de Santa Cruz, nº 246, centro de Manaus.

O candidato precisará apresentar os seguintes documentos:

  • Um Atestado de Saúde Ocupacional. Ele deverá ser emitido por um médico do trabalho a menos de um ano. São necessários exames de visão e audição;
  • Cópia e original do comprovante de residência, com CEP e de no máximo 90 dias corridos, com o nome do candidato. Caso o comprovante esteja no nome de outra pessoa, o candidato precisará apresentar a declaração de vida e residência, com cópia de identidade do proprietário do imóvel;
  • Cópia e original do certificado de conclusão de curso até o 6º ano do ensino fundamental;
  • Original e cópia do histórico escolar até o 6º ano do ensino fundamental;
  • Cópia e original do certificado de reservista para candidatos do sexo masculino;
  • Cópia e originais do RG e CPF.

Quais são as provas do curso da Marinha Mercante?

O processo seletivo terá uma prova de aptidão física, que será realizada de 12 a 14 de outubro de 2021 na cidade de Manaus, Amazonas.

Tal teste seguirá as seguintes etapas:

  • Prova de natação estilo livre – Distância de 25 metros – Sem tempo limite para realização;
  • Prova de permanência flutuando sem ajuda – Tempo de 10 minutos.

Ambas as provas serão aplicadas no mesmo dia. Os candidatos que não conseguirem realizar uma ou as duas etapas serão eliminados.

Já os candidatos aprovados dentro do número de 60 vagas irão se apresentar depois no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO) para a realização da matrícula no curso.

O candidato pode acessar mais informações no edital publicado dia 26 de agosto de 2021 no Diário Oficial da União.

Você já pode concorrer ao Curso de Formação de Aquaviários da Marinha Mercante

Caso você tenha os critérios estabelecidos pelo edital, talvez seja sua oportunidade para se tornar um servidor público. Cursos de especialização são muito valiosos na hora de um processo seletivo. Alguns até valem pontos em provas de título.

Por isso, se você tem pretensão em se juntar à Marinha Mercante, é válido se candidatar ao o Curso de Formação de Aquaviários. São apenas seis dias úteis de curso e você só terá benefícios.

É importante ler o edital sem pressa para conferir todos os requisitos. Além disso, essa é uma oportunidade para nível fundamental de escolaridade.

Mais informações sobre concursos da marinha no site VAGAS CONCURSOS https://vagasconcurso.com.br/concurso-marinha-2022-vagas-edital-inscricoes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.